WhatsApp cria a ferramenta Business

Com o objetivo de atingir as demandas das empresas de pequeno porte, novo aplicativo possui ferramentas de mensuração de estatísticas de fluxo de mensagens, podendo substituir e-mail.

 

Em janeiro de 2018, o Whatsapp disponibilizou para os usuários brasileiros sua nova ferramenta: o WhatsApp Business. Disponível somente para smartphones Android, o aplicativo é focado nas empresas em que o fluxo de mensagens ocorre na maior parte do tempo no celular, o que ajuda na aproximação da instituição com o cliente e isola o particular do profissional. Foi criado com o intuito de trazer mais legitimidade à empresa, criando um sistema prático e leve de comunicação com, claro, mais segurança ao público consumidor.

Junto com a nova versão, há uma série de atualizações. O perfil empresarial logo de início permite a atualização de informações importantes como e-mail, descrição comercial, horário de funcionamento, website e endereço físico. Nas ferramentas de mensagem, a empresa pode padronizar respostas rápidas tirando as maiores dúvidas de seus clientes e saudações, além de mensurar esses dados usando a ferramenta de estatísticas. Com ela, é possível visualizar uma análise de métrica simples como o número de mensagens lidas.

Leia também: Folha de S. Paulo abandona conta no Facebook

A opção web do novo aplicativo funciona normalmente e a conta da empresa passa a ser verificada e sinalizada como perfil comercial para os clientes. Para se cadastrar na ferramenta Business é necessário outro número ainda não veiculado à versão normal do WhatsApp. Para organizar melhor os clientes, a opção “Etiqueta” permite encaixar os contatos em tags, o que facilita a visualização. Pode, ainda,  configurar atalhos de mensagens, agilizando na comunicação.

Para as grandes empresas como e-commerce, companhias aéreas e bancos, o WhatsApp pretende lançar o Enterprise, que será pago. Algumas empresas como o Sympla já estão utilizando o Business como teste. Segundo o Whatsapp, a versão Business têm a tendência de se tornar paga posteriormente, com a opção de adicionar mais ferramentas no aplicativo.

One Reply to “WhatsApp cria a ferramenta Business”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *