Media Training

O que é Media Training?

 

Popularmente conhecido como treinamento de imprensa, o Media Training é o preparo de porta-vozes de organizações com intuito de aprender a dialogar com jornalistas em entrevistas para mídia impressa, online, programas de televisão, eventos e outros. É muito importante saber se posicionar em todas as situações, pois o porta-voz simboliza a marca a ser divulgada e a empresa como um todo.

O media training desenvolve estratégias para atrair a atenção da imprensa, como técnicas de entrevista, postura, vestuário e o conhecimento diário dos veículos de comunicação. Assim, sua empresa será bem compreendida pelos jornalistas e, consequentemente, pelo público-alvo estratégico.

A comunicação com a imprensa de forma clara, precisa e eficiente é o objetivo geral do Media Training, e a Atelier de Imagem e Comunicação oferece esse serviço, mediado pelo jornalista Francisco Viana. Conheça o “De cara com a Mídia”!

Como funciona o “De cara com a Mídia”?

O treinamento é dinâmico e participativo no qual todos emitem opiniões, vivenciam o dia a dia da mídia, conhecem a estrutura de uma redação e aprendem como nasce a notícia, da sugestão até a veiculação.

Quando participam do desenvolvimento de pautas, posicionamentos e simulações de entrevistas, os participantes não esquecem e, mais do que isso, entendem a proposta do Media Training que, em linhas gerais, procura formar porta-vozes.

Baseado no conceito de comunicação como valor estratégico, o “De cara com a Mídia” reproduz o cenário das redações e entrevistas. Investe ainda em atividades práticas para chegar a uma abrangente visão conceitual. São exercícios e simulações, inspirados no cotidiano e experiências dos participantes.

Um dos pontos fortes é a exibição de vídeos, entrevistas, discussões e apresentação de cases emblemáticos. Importante: todo o trabalho é desenvolvido em plena harmonia com a Assessoria de Comunicação do cliente.

São cases importantes, o “De Cara com a Mídia” já treinou profissionais dos governos da Bahia, Pará e Espírito Santo, também as prefeituras de Salvador, Aracaju, São Luiz e Camaçari, associações, empresas e universidades.

 

 

Quem é Francisco Viana?

Jornalista e comunicador, é formado pela Universidade Federal da Bahia, com Mestrado em Filosofia Política pela PUC (SP). Trabalhou nos jornais A Tarde (Salvador), O Globo (Rio de Janeiro). Além disso, foi editor de reportagens especiais da Revista IstoÉ e editou, também, a Revista do Bradesco, com 130 mil exemplares, à época, a maior tiragem em publicação empresarial do País. Foi diretor de projetos institucionais da revista Carta Capital e da Editora Três.

Lecionou nas Faculdades da Cidade (RJ), Facamp (Campinas-SP), Fundação Armando Alvares Penteado e PUC (SP), onde ensinou técnicas de redação, reportagem e jornalismo corporativo, análise de conteúdo, jornalismo institucional, media training e gestão de crises.

Epígrafe: “É praticando que se aprende a boa comunicação”.

Livros:

  • De Cara com a Mídia, pela Editora Negócio
  • Comunicação Empresarial de A a Z
  • Hermes, a arte divina da comunicação, ambos pela Editora CL&A
  • Participou do livro Políticos ao Entardecer, com o capítulo Mário Covas, um Político em Linha Reta
  • Foi um dos três autores do livro comemorativo dos 200 anos da Abertura dos Portos no Brasil
  • A surdez nas empresas, pela Editora Lazuli
  • Marx e o labirinto da utopia, pela Amazon (EUA) e Editora Biblos
  • Bradesco 70 anos

Salvar