História Oral

Produção e gravação de depoimentos

 

A Atelier de Imagem e Comunicação possui todos os recursos para levantamento de dados, produção, gravação de biografia e assuntos de interesse específico a determinado grupo, categoria profissional ou interesse geral da sociedade. O processo de apuração, feitos por jornalistas da agência, já foi utilizado para elaboração de projetos importantes, como o site e séries de livros de título “Brado Retumbante” e a edição História Oral, da revista institucional da Fundação Mário Covas.

Fernando Henrique Cardoso, Márcio Thomaz Bastos, Lucélias Santos, Ricardo Montoro, Eduardo Suplicy e Fafá de Belém tem algo em comum. Entre cerca de 100 depoimentos que a Atelier foi responsável pela captação, foram selecionados essas figuras públicas cruciais para a elaboração do “Brado Retumbante”. Nas entrevistas concedidas ao Jornalista idealizador do projeto Paul Markun, contaram os bastidores do período de redemocratização do Brasil: a luta pelas Diretas Já. Os relato relatos  foram a base para a criação do site www.bradoretumbante.org.br e para a série de livros de mesmo nome.

A “História Oral”, é um exemplo de biografia como fonte histórica. Com mais de 140 entrevistas produzidas pela Atelier com pessoas que conviveram o dia a dia com Mário Covas, serviram de base para a revista institucional da Fundação. Além de comporem 352 DVDs, Geraldo Alckmin, Walter Feldman, Aécio Neves, José Serra, Eduardo Suplicy, Augusto Liberato foram alguns dos entrevistados.

 

 

 

Salvar