LANÇAMENTO DO LIVRO “FERNANDA MONTENEGRO – ITINERÁRIO FOTOBIOGRÁFICO”

 

Desafio
O livro Fernanda Montenegro – itinerário fotobiográfico, uma extensiva seleção de fotos da atriz Fernanda Montenegro sobre sua vida e carreira, cobrindo mais de sete décadas de trajetória, foi o principal lançamento das Edições Sesc São Paulo do ano de 2018. O desafio principal era colocar a publicação em todos os meios de comunicação que poderiam tratar do tema, dando a devida importância para o trabalho da atriz e seus quase 75 anos de carreira.

 

Solução
A equipe de assessoria de imprensa da Atelier trabalhou junto à equipe de comunicação das Edições Sesc para atender à alta demanda dos jornalistas. Com a nossa expertise de trabalho na área cultural, criamos uma solução para um trabalho efetivo, não só no atendimento às demandas das mídias que se voltaram ao assunto e quiseram compartilhar a informação e entrevistar a estrela da temporada, mas também na distribuição de material impresso, envio de imagens de divulgação, pdfs do livro e envio de exemplares para jornalistas de cultura e veículos da área. O número de pedidos foi alto e os jornalistas/veículos tinham grande representatividade na mídia, com os espaços mais privilegiados de divulgação.

 

 

Resultado
O trabalho resultou em uma grande repercussão nacional e internacional. Além de toda a divulgação na mídia, a publicação foi lançada durante a FLIP – Festa Internacional do Livro de Paraty, realizada entre os dias 25 e 29 de julho de 2018, com a presença da atriz Fernanda Montenegro. Posteriormente, o lançamento da Fotobiografia foi realizado no Sesc Consolação e, ainda, durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que aconteceu em agosto de 2018. Todos esses eventos estimularam ações antecipadas de organização e agendamento de entrevistas com os veículos, como foi o caso o SPTV 1ª edição (TV Globo) e uma série de encontros da atriz com outras emissoras de televisão.

Os principais veículos de mídia impressa, rádio e outros canais de televisão também noticiaram o lançamento: Folha de S.Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, A Tribuna, Extra, El Pais, Zero Hora, Metro, O Popular (Goiânia), Comércio de Minas, rádios CBN e Cultura, portais UAI e Glamurama, programas Saia Justa (GNT), Metrópolis (TV Cultura), Arte 1 (Arte em Movimento), Revista Vogue, Jornal do Almoço da TV Globo/RJ. A divulgação gerou, ainda, demandas da imprensa internacional como do Le Monde Diplommatique, o El Pais  e o badalado jornal Manhatan Conection, comandado por Lucas Mendes.