O que é Media Training?

Com intenção de atrair a atenção dos veículos de comunicação, empresas aderem ao media training para aumentar a capacidade de se relacionar com os jornalistas

O Media Training, cujo termo significa treinamento de mídia, é uma técnica de como se relacionar com a imprensa, desenvolver posicionamento e como proposta inicial, reduzir conflitos. Serve para diminuir o nervosismo na hora de uma coletiva, inauguração de algum projeto de cunho midiático, se posicionar referente a câmeras e adquirir técnicas de entrevista, por exemplo.

No Brasil, a prática do Media training poderia reduzir consideravelmente o volume das crises que ocupam os jornais por falta de comunicação adequada, pois no processo de aprendizado, o porta-voz é submetido a cultura da mídia, ou seja, o dia a dia da imprensa e suas alterações no mercado. É um trabalho constante e um desafio permanente.

E por mais que o termo seja relativamente novo, essa prática surgiu com os sofistas na Antiga Grécia que, de cidade em cidade, ensinavam a população a viver em harmonia entre elas e com a natureza. Os romanos, ao enviar seus senadores para aprender a arte na oratória na Grécia, eram submetidos a falar para o mar e para a natureza. O objetivo? Transmitir credibilidade, atrair atenção, virar as costas aos improvisos e falar de memória, sem precisar recorrer às anotações.

 

O que é Media Training?

 

No Renascimento, quando surgiram os grandes movimentos populares na Europa, voltou-se a estudar retórica nas universidades. A fala profunda e respeitosa passou a ser sinônimo de estabilidade política. Nos tempos modernos, o direito autoral pertence aos americanos. E data do pós II Guerra Mundial no primeiro momento da atual globalização, era necessário aproximar-se de novas culturas e desvendar seus hieróglifos. Em síntese: partilhar conhecimentos. E o que é partilhar conhecimento senão transmitir confiança, falar com clareza e entender que ofensa não é argumento? Mas que fatos são argumentos? O Media Training nesse novo contexto se universalizou, ganhou nova dinâmica, significados e aproximou os homens.

 

O Brasil valoriza Media Training?

 

No Brasil, o Media Training é uma prática que vem ganhando força e enfrentou diferentes etapas: no passado, entre as décadas de 1970 e 1980, contribuiu para abrir as organizações privadas ao diálogo com a sociedade por meio dos veículos de comunicação. Havia interesse em se descobrir o mundo da mídia e como o reconhecimento por parte dela muda o mercado. Isso, de fato, acontece.

 

Media Training

 

Foi uma autêntica cruzada: organizar, participar e aprender no Media Training antigamente era uma festa. Um evento significativo. Levavam-se às vezes dois dias treinando e havia outras formas de treinamento, como o continuado, podendo envolver organizações inteiras.

Hoje, o Media Training é mais enxuto e tende a ser mais objetivo. Mas o seu significado se ampliou com a democracia. Quem faz Media Training organiza melhor as entrevistas, fala melhor, se porta adequadamente em frente às câmeras e passa as informações com clareza. E não apenas com a mídia, mas com as pessoas que são o corpo e a alma das organizações públicas e privadas.

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