Diversidade em Escola Estadual é tema de reportagem do O Estado de S. Paulo

O jornal O Estado de S. Paulo destacou, em sua recente edição, matéria sobre a diversidade cultural presente em Escola Estadual de São Paulo. A E.E. Marechal Deodoro, no Bom Retiro, mostrou como tem se adaptado para receber os alunos de origem estrangeira e suas famílias.

A diversidade é tão grande que cerca de 55% dos alunos matriculados, entre as turmas do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental, ou vieram de outro país ou são filhos de pais que vieram recentemente para o Brasil. A maioria desses alunos estrangeiros é de bolivianos, peruanos e paraguaios, mas ainda há coreanos, argentinos, chilenos e um camaronês.

Para o jornal, a diretora da unidade, Sônia Frazão, disse que uma das principais preocupações do colégio é integrar os alunos, não só na escola, mas na sociedade. “Os pais ficam muito fechados na comunidade que formam aqui no Brasil, só falam a língua natal, comem apenas pratos típicos. E o único lugar de acesso à cultura é a escola.”

Sônia observa que o interesse de alunos e pais estrangeiros também “contamina” os brasileiros e foi este fato que motivou a escola a criar um curso de português aos domingos para adultos. A direção também se encarrega de informar os pais estrangeiros sobre direitos trabalhistas e benefícios. “Nossa função aqui extrapola a parte pedagógica, orientamos toda a família para que todos sejam melhor acolhidos.”

Clique aqui para conferir a matéria na íntegra.

A Atelier de Imagem e Comunicação é responsável pela assessoria de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

SEE - Estadao - 29.06.2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *